Novela de Bráulio Pedroso.Elenco:Luiz Gustavo,Débora Duarte,Bete Mendes,Irene Ravache,Walter Forster,Maria Della Costa,Ana Rosa,Plínio Marcos,Marília Pêra,Rodrigo Santiago,Jofre Soares,Eleonor Bruno,Walderez de Barros,Zezé Motta,Gésio Amadeu,Ruy Resende,Alceu Nunes,Esther Mellingher,Marilda Pedroso,Wladimir Nikolaief,Heleno Prestes,Pepita Rodrigues,Renato Côrte Real.
Beto(Luiz Gustavo) é um charmoso representante da classe média que trabalha numa casa de calçados.Com sua intuição e perspicácia,consegue penetrar na alta sociedade,através de sua namorada Lú (Débora),sempre passando por milionário.Quem Beto preferirá afinal ?Lu,a garota sofisticada e rodeada de gente importante, ou Cida(Ana Rosa),a humilde namoradinha do bairro onde mora?A contradição será explicada através de seu nome:Beto,humilde trabalhador,da rua Teodoro Sampaio;Rockfeller,sofisticado e badalado,da rua Augusta.Enquanto vacila entre os dois extremos,a grã-finagem dobra-se ante seu maniqueísmo,e ele tem que fazer toda ordem de trapaça para que sua origem-que já não é segredo para Renata(Bete),uma jovem grã-fina decadente-não seja descoberta.
Uma rajada de ar novo na televisão.Beto abandonava a linha de atitudes dramáticas e artificiais que acompanhavam as novelas desde que o gênero havia chegado ao gosto dos brasileiros.Na verdade,uma primeira tentativa havia sido feita por Lauro César Muniz,em 1966,com 'Ninguém Crê em Mim',em que o tom coloquial dos diálogos rompia com os padrões estabelecidos até então.Todavia,só mesmo com o trabalho de criação e o posicionamento de modernizar a linha de telenovela,foi possível adaptar o público às novas exigências.Não só os diálogos mudaram.Tudo passou por uma renovação:a estrutura da história principalmente.
O maniqueísmo vigente passa a ser integrante do próprio protagonista;o anti-herói assume os postos até então ocupados por personagens de caráter firme,sensatos,absolutamente honestos e capazes de qualquer proeza para salvar a heroína das adversidades.A sua concepção procurava se aproximar das pessoas comuns;isto é,ter atitudes boas ou más conforme se apresenta a vida.
Eliminou-se o final de capítulos com 'ganchos' forçados.E a direção-Lima Duarte-não se restringiu apenas a marcar os atores em função da câmera.O despojamento dessa marcação provocou a libertação dos atores,no sentido de fazer um trabalho artístico também na televisão.
Mas nem tudo foi perfeito em 'Beto Rockfeller'.O sucesso fez com que a emissora "espichasse" sua história,e o autor em grande estafa abandonou provisóriamente sua obra(foi substituído por três autores liderados por Eloy Araújo).Os próprios atores se ausentaram para tirar férias,e muitos capítulos eram preenchidos com qualquer "criação" de emergência:um grupo de jovens dançando numa festinha,um personagem caminhando indeciso ou então uma determinada ação-sem diálogos-era acompanhada por música de sucesso.
Tudo o que foi válido serviu de base para as novelas do futuro.Até mesmo as improvisações dentro da falta de organização da época servem de modelo até hoje.Mas,no fundo,se as novelas revolucionavam em sua forma,seu conteúdo era mantido o mesmo.Um vaivém em busca da audiência.(TV Tupi-20h,de 4 de novembro de 1968 à 30 de novembro de 1969.)TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO 'TELENOVELA BRASILEIRA-MEMÓRIA de Ismael Fernandes.ed.Brasiliense1987.
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